Blog

Cinco motivos para ler poesia hoje

A poesia é uma linguagem artística que se materializa nos textos chamados líricos, que compõem um gênero literário presente na história humana e na Literatura através dos séculos. Há vestígios de poesia antes mesmo de a escrita nascer, e a oralidade é parte importante desse processo de criação poética – um grande exemplo disso é…

Ler mais

Como a escrita pode nos ajudar durante a pandemia

Ninguém esperava que este ano fosse assim, não é mesmo? Pandemia, isolamento, brigas entre quem acredita na ciência e quem desconfia que tudo não passa de uma conspiração. Eu não sei você, mas ultimamente sinto que tudo tem sido mais difícil de realizar, desde as tarefas mais básicas até as mais complexas. O cansaço toma…

Ler mais

10 livros nacionais, escritos por autoras contemporâneas, para ler ainda neste ano

Há algum tempo, minha amiga e escritora Débora Consiglio compartilhou nas redes sociais uma publicação que trazia uma lista de dez livros nacionais contemporâneos para ler neste ano. Como ela mesma disse em sua postagem, “apesar da presença nula de mulheres, é uma lista bacana”. Para ser justa, a tal lista indicava um livro escrito…

Ler mais

Perdi o emprego durante a pandemia. E agora?

Provavelmente esse é um questionamento, ou uma angústia, de milhares, ou milhões, de pessoas no mundo todo. Em plena pandemia de Covid-19, muitos trabalhadores estão sendo desligados de seus postos de trabalho porque seus empregadores não têm dinheiro para pagar seus salários (ou porque são oportunistas mesmo). A “crise do coronavírus” já mostra que o…

Ler mais

Para celebrar o Dia Mundial do Livro

Minha vó sempre dizia que Deus fez as bibiliotecas para que as pessoas não tenham desculpas para serem tão estúpidas.– Joan Bauer Hoje comemora-se o Dia Mundial do Livro, instituído pela UNESCO em 1995. A data foi escolhida pois é nela em que se comemora o nascimento e a morte de William Shakespeare (1564-1616), a…

Ler mais

Absurdos

A todo momento, em todas as notícias, nas redes sociais, só vejo absurdos. Tento não julgar, ser menos crítica, mais aberta ao outro. Não consigo. Quando o outro é a intolerância personificada, como há de prevalecer o diálogo? Vejo pessoas queridas tomando posições contrárias ao que pregam, sendo convencidas por fake news e argumentos rasos,…

Ler mais