Retratos aquarelados

A mais notável qualidade de um artista é a de transformar as coisas mais banais em obras incríveis e com potencial para atingir várias gerações. Graças a eles, nossa imaginação se mantém viva, as memórias de tempos distantes são preservadas, e conseguimos enxergar o mundo de uma maneira diversa, que nos ajuda a perceber a beleza em pessoas, objetos ou cenas que antes julgávamos como sem graça. tomemos como exemplo,um dos quadros mais famosos de Leonardo da Vinci, a Mona Lisa. Talvez ela não fosse a mulher mais maravilhosa do mundo, mas o olhar e as pinceladas desse gênio a tornaram imortal, enigmática, bela além de qualquer descrição.

Uma pergunta que ecoa dentro de mim sempre que aprecio uma criação artística dos gêneros de pintura é como essa mágica acontece. Cresci vendo meu pai pintando quadros e desenhando em sua prancheta, com tamanha facilidade, que parecia até possível qualquer pessoa fazer o mesmo. É claro que não é possível, pois, além do talento, é necessário anos e anos de prática, tentativa e erro, até o artista alcançar um nível de qualidade sublime.

Essa sou eu, em aquarela, no traço de André Braga Jr.
Essa sou eu, em aquarela, no traço de André Braga Jr.

Levando em conta o meu fascínio pelas artes, sou muito afortunada por ter me casado com um artista: ilustrador, desenhista, poeta, escritor, com uma alma tão sensível e profunda que às vezes me assusta. Desde nossos primeiros encontros, os cadernos e as tintas fizeram parte da nossa história e eu tive a oportunidade de me ver retratada mais de uma vez nas páginas ilustradas pelo meu talentoso esposo. Ele consegue retratar não só o meu rosto, ou minhas feições externas, mas também minha personalidade, é muito incrível. E não se trata de um daqueles casos em que você elogia a pessoa só porque ela é querida a você, porque antes mesmo de me envolver com ele me encantei com os seus desenhos sutis, viscerais, autobiográficos e realistas. Além de desenhar muito, no sentido de ser um cara foda no que faz, ele também desenha muito, o tempo todo, todos os dias, várias vezes ao dia. A prática leva à perfeição. Aqui em casa, estamos rodeados de arte, nos quadros pintados por ele nas paredes da sala, nos quartos, até no carro e na moto. Desenhar é uma das atividades que mais traz alegria a ele, e isso é algo que sempre vou incentivar. O mundo precisa de mais cores, de abstrações, de beleza pura e artística e fico muito contente em vê-lo contribuir com isso.

É legal demais poder acompanhar de perto todo o processo criativo de um artista. Os pincéis espalhados na mesa, as tintas, a paleta manchada, os esboços, o nascimento das imagens cheias de cor e vida que ele cria, seja por prazer ou a trabalho. E ele tem uma paixão tão grande por desenhar que tem uma prateleira todinha aqui na estante da sala com os cadernos que ilustra diariamente. Assim que um acaba, ele coloca ali ao lado dos sei lá quantos outros e é como se eu tivesse uma galeria de arte em casa. É espantoso ver o que ele sabe fazer com apenas uma caneta bic, ou um simples lápis. Ok, agora estou entrando na zona da esposa babona, mas não ligo, porque ele é realmente muito genial.

Como todo bom artista, ele sempre está em busca de projetos desafiadores e que o inspirem, e também aos outros.

Outro retrato meu em aquarela, do André Braga Jr.
Outro retrato meu em aquarela, do André Braga Jr.

Apaixonado pela beleza e sedento por produzir sua arte de uma forma acessível e divulgar o seu trabalho, o André, meu marido, criou uma página no Facebook, o Face watercolor book, para promover esse projeto e proporcionar às pessoas serem retratadas em suas belas aquarelas. A ideia é retratar os rostos São tantas as possibilidades, do realismo ao surrealismo, fotos em preto e branco transformadas em belas aquarelas monocromáticas, e o que mais a imaginação permitir.

Eu não sei quanto a você, mas, para mim, tem sido uma experiência maravilhosa poder me ver numa pintura – ou em várias delas, já que eu vivo com ele e, obviamente, eu vivo pedindo para ele me desenhar, quando ele não o faz espontaneamente. Imaginem que bacana ter um retrato da sua namorada, do seu filho, da sua mãe, poder presenteá-los com essa arte única!

O projeto funciona assim: você acessa a página no Facebook, envia por mensagem uma foto sua, de boa qualidade, de preferência de rosto, mas não pode ser em tamanho 3×4, se não os detalhes se perdem. Depois, é só aguardar. Caso você deseje receber em casa uma versão impressa, ou a obra original, há um custo, porque nem só de arte vive o homem, mas eu prometo que vale a pena cada centavo, porque, além da qualidade do trabalho ser excepcional, é muito amor envolvido, desde a concepção até a finalização do desenho.

Você pode estar se perguntando se esse é um post promocional, patrocinado ou mesmo um jabá, e é óbvio que não é o caso. Eu acredito muito na força da arte, amo os trabalhos que o meu marido produz, e estou aproveitando esse espaço para divulgar o projeto a vocês, gentis e queridos leitores que me acompanham nos meus textões quase diários. Ainda que você não participe do projeto, ou não adquira os originais, com certeza irá apreciar muito as aquarelas que já foram e que serão postadas na timeline do Face watercolor book.

Para finalizar o post, deixo aqui mais alguns desenhos de autoria dele, alguns feitos somente com lápis e caneta, outros em aquarela. Enjoy!

11059462_921041867916902_3480560407804930914_n 11069996_920648597956229_5700585981672603870_n 11222682_971487229539032_513146247446641450_n 11228098_939618556059233_3832279635229612765_n 11855617_989663127721442_2089658351784656393_n 302041_264699990217763_1403706684_n

One comment

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s